Que não faltem a solidariedade e o trabalho para a família humana. Feliz Natal

Todo ano o versátil fotógrafo carioca Antônio Duarte homenageia seus amigos com cartões virtuais de Natal, elaborados a partir de composições originais. Ele recorre a fotomontagens ou colagens para nos deliciar com imagens tocantes alusivas ao período de Natal.

São várias fotografias e sempre no final de ano ele cria mais mensagens, utilizando novas figuras somadas às tradicionais do período natalino, como o Papai Noel, a árvore de Natal, os presentes, os reis magos, a manjedoura e, constantemente, os votos sempre mantidos de que o ano vindouro seja pleno de prosperidade para todos nós.

Nessa imagem, ele usa macarrão, ainda quentinho,  figuras de Papai Noel e uma referência da passagem do livro de Mateus, no Sermão da Montanha, em que Cristo reza o Pai Nosso: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje".

Antônio Duarte nos lembra que o nascimento de Jesus (quer seja uma data comercial ou não), nos serve de alimento espiritual. No entanto, lembra que tão importante é o pão que fortalece nosso corpo e nos dá ânimo para enfrentar a batalha da sobrevivência que acontece a cada dia.

Na frase, há também uma prece que nos recorda o grito de Merleau-Ponty: "Não estou distante do meu corpo, estou em meu corpo, ou melhor, sou o meu corpo.".

Enfim, desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Muito além do clichê, é uma convicção fortalecida pela fé e pela capacidade de trabalhar para que nunca nos falte o pão nosso de cada dia. E quando se diz "nosso" e não "meu" significa o nosso compromisso com a família humana, que tem na solidariedade o seu maior sentido.

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x