Museu abre portas para alunos da rede pública

por Marcus Peixoto - Repórter
O projeto visa a formar público e democratizar o acesso à arte, à natureza e ao espaço do brincar a crianças e adolescentes com menos possibilidades

Pindoretama O Museu Brinquedim está desenvolvendo, desde fevereiro passado, o projeto "Crescer com Arte", voltado para alunos de escolas públicas. A ideia é inserir os alunos deste município e das cidades adjacentes, como Aquiraz e Cascavel, no mundo lúdico criado pelo artista plástico Dim Briquedim, ao mesmo tempo em que incentiva o gosto pelas artes plásticas e ensina, pelas trilhas onde o equipamento está localizado, sobre práticas de boa convivência com a natureza.

Dim, com o nome de batismo Antônio Jáder Pereira dos Santos, conta que a ideia de desenvolver o projeto surgiu da necessidade de democratizar o acesso à arte e à cultura a estudantes para famílias de baixa renda.

A ligação do artista com o brinquedo vem de longa data. Atualmente está com 50 anos de idade, mas acredita que foi despertado para o mundo lúdico desde sua infância. "A brincadeira sempre me despertou a alegria. Hoje, vejo que nada deixa uma criança mais feliz do que o brinquedo", conta.

Acervo

Dim gosta de se apresentar como artista e não como artesão, pois assim que tem sido a ser tema de escola de samba, documentários e ganhar projeção nacional e internacional. Com o uso de telas e tintas acrílicas e até automotivas; do isopor e a madeira; o arame, ou ferro e o papelão, o mundo de Dim não impõe limites para materiais que vão dar vida a bonecos teimosos, gôndolas, palhaços equilibrando-se com uma só perna. Todo esse material está no museu.

A diferença, conforme salienta, é que agora as atividades educacionais realizadas incluem o acesso gratuito às atividades de visitação ao acervo de arte do Museu, a trilha ecológica do Saci, bem como às atividades lúdicas realizadas ao ar livre.

O Museu Brinquedim alberga um acervo de 500 peças de sua autoria, reunindo esculturas e telas, de pequenas e grandes dimensões, criadas ao longo de 40 anos de trabalho. A coordenação é da filósofa e esposa Ângela Madeiro. Ela conta que o projeto tem prazo de encerramento até junho, mas agora se pleiteia uma ampliação da data, a fim de atender mais escolas da região.

Com esse projeto, o Museu Brinquedim, realiza suas metas de formação de público e de democratização do acesso à arte, à natureza e ao espaço do brincar a crianças e adolescentes que têm menos possibilidades de acesso a esses bens.

Desde sua abertura, em 2002, o Museu Brinquedim vem se pautando por uma política cultural ancorada nos princípios de democratização do seu acervo. Para isso, oferece ao público o acesso (físico e virtual, por meio do site: www.Museubrinquedim.Org.Br) à sua coleção. "A sociedade vem manifestando interesse crescente por essa coleção".

Ontem, foi a vez da visita de 49 alunos da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Nunes Vieira, de Pindoretama. A professora Ana Cláudia Pires da Rocha, diz que, além do ambiente aconchegante, o Museu tem uma forma de ensinar que marcará a vida do estudante. "Aqui, trabalha com alegria", disse.

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x