Ação Sustentável ensina e diverte em Paracuru

Atividades culturais, entretenimento, serviços e, sobretudo, informações acerca da convivência com o meio ambiente. Estes foram os tópicos que nortearam, ontem, a realização da Ação Sustentável, ocorrida na cidade de em Paracuru. Somente pela manhã, um público estimado em mais de 500 pessoas participaram do evento.

Os cuidados com alimentação também fizeram parte das práticas sadias ensinadas pelos participantes da iniciativa. Pela manhã e à tarde, foram prestados serviços sociais, bem como promovidas atividades culturais e de entretenimento

A iniciativa, que é um projeto da TV Verdes Mares com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, aconteceu na Praça Francisco B. Azevedo (Praça de Eventos), em frente à Igreja Matriz.

Segundo o produtor Ludigardo Oliveira, essa foi uma das maiores mobilizações de comunidade do Município no envolvimento com o projeto, especialmente, conquistando estudantes dos Ensino Médio e fundamental. Ainda pela manhã, cinco escolas municipais tiveram seus alunos entre os visitantes.

Receptividade

Logo ao iniciar a programação, o Coral Municipal Infantil fez uma apresentação, cantando o hino da cidade e músicas relacionadas à preservação do meio ambiente sadio. "Houve uma receptividade calorosa, que bem demonstrou o carinho do povo do lugar com ações positivas para suas comunidades", destacou Ludigardo.

Ao longo do dia, foram se apresentando o Grupo de Flautas e o Coral Jovens. Também foi realizada uma exposição de produtos de material reciclado; palestras sobre a utilização da água e sobre doação de sangue; oficinas de pintura, recorte e colagem; cadastro de candidatos a doação de medula óssea e verificação de pressão arterial.

O objetivo do evento é desenvolver ações que gerem efetivamente uma mudança na realidade e uma consciência cidadã. Desta forma, a Ação Sustentável passa por várias cidades do Estado, ensinando práticas simples e cotidianas de cuidados com o meio ambiente.

Para Ludigardo, uma das boas surpresas foi saber que Paracuru já vem desenvolvendo diversas atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável, com destaque para a campanha de reciclagem de resíduos sólidos para fins de reaproveitamento comercial.

As crianças formaram o público que mais se encantou com os atrativos. Para repassar ensinamentos sobre com conviver melhor com a natureza e o desenvolvimento, ficaram disponíveis jogos com dados.

Risos

A estudante do quarto ano da Escola de Ensino Fundamental Antônio Sales, Sabrina Martins da Rocha, 10 anos, disse que não pôde conter o riso com o teatro de bonecos. Para ela, a brincadeira falou de problemas sérios, tais como os cuidados que a população deve ter com as fontes de água e a responsabilidade de cada um pela manutenção de uma vida com menos poluição. "Aprendi coisas novas e tudo aconteceu de forma muito divertida", ressaltou a aluna da escola municipal.

Na Ação Sustentável, a TV Verdes Mares monta sempre uma grande estrutura na principal praça da cidade e reúne multidões, que somam cerca de 1.200 pessoas por edição.

O projeto já passou por Tamboril, Crateús, Iguatu, Sobral, Aracati, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Ubajara. Depois de Paracuru, a Ação Sustentável visitará por Limoeiro do Norte, Ipueiras e Barbalha, respectivamente, nos dias 14, 21 e 28 do próximo mês. As comunidades das regiões visitadas se envolvem e as escolas formam grupos de alunos para participar das atividades e os pais levam seus filhos.

Mais informações:

Ação Sustentável
Televisão Verdes Mares e Governo do Estado
Telefone: (85) 3266.9184

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x