Abraça Fortaleza reúne 5 mil pessoas no Autran Nunes

A 6ª edição do evento aconteceu no Campo do Tocantins na manhã de sábado (22/3)

Uma das novidades desta edição do Abraça Fortaleza foi a criação de um espaço voltado para a Copa do Mundo 2014 (Foto: Thiago Gaspar)

Com a participação de cerca de 5 mil pessoas, aconteceu, neste sábado (22/3), a 6ª edição do Abraça Fortaleza, no campo do Tocantins, no bairro de Autran Nunes (Regional III). Vacinas, medição de pressão arterial e expedição de documentos foram alguns dos serviços disponibilizados para a população. O evento também contou com apresentações culturais e artísticas, com a participação de rappers e de maracatus.

Durante o evento, o prefeito Roberto Cláudio disse para a população que o evento consistia em mais uma promessa de campanha. Ele explicou que além de levar serviços gratuitos para a população, destacando a cidadania, também era uma forma de aproximar a gestão das comunidades de Fortaleza. "Essa atividade é um compromisso de campanha de criar mecanismos para a Prefeitura ficar perto do cidadão. Comecei no segundo semestre do ano passado e acontece uma vez por mês, levando a administração para o bairro. Isso é importante porque o cidadão tem a possibilidade de conversar diretamente com o secretário ou com a gestão", disse o prefeito. Ele lembrou as atividades acontecem de forma integrada, envolvendo todas as secretarias municipais, com foco nas necessidades de cada comunidade. Salientou que é dever do homem público sair de seu gabinete e "circular pela cidade, ouvir as pessoas sem ter medo de crítica ou de enfrentar o problema", ressaltou.

Roberto Cláudio lembrou que sua gestão objetiva grandes obras, como a instalação do Bilhete Único, as UPAs, as escolas de tempo integral. No entanto, lembrou que é também determinação da atual gestão estar sensível aos problemas de cada comunidade e citou como exemplo pleitos distintos de bairros vizinhos ao Autran Núnes, como o Henrique Jorge e Jóquei Clube. "Uma cidade grande como Fortaleza tem problema todo o dia. O que vai diferenciar as ações da Prefeitura é a capacidade de entender e buscar resolver cada problema", afirmou. Com isso, um dos momentos importantes do Abraça Fortaleza foi a oportunidade dada a lideranças comunitárias para apresentar reivindicações e sugestões, que foram, dentre outras, desde ao pleito de sinalização de ruas até implantação de política pública voltada para o combate às drogas.

O coordenador do Abraça Fortaleza, Armando Pinheiro, destacou que é determinação da gestão executar o evento sempre em comunidades de baixa renda. "Nosso trabalho não se limita ao dia de realização do Abraça Fortaleza. Nós trabalhamos dias antes com a Operação Tapa Buraco e damos prosseguimento depois, após ouvir as reivindicações e pedidos das lideranças comunitárias e das pessoas que nos procuram", explicou.

Para a estudante Aline Souza, residente na Rua Francisco Bento, foi elogiável a estrutura montada pela administração municipal para a realização do evento. Ela, que buscou os postos de serviço para a obtenção da Carteira de Trabalho, disse que se a iniciativa acontecesse com mais frequência haveria uma redução significativa da demanda não atendida.

Uma das novidades desta edição do Abraça Fortaleza foi a criação de um espaço voltado para a Copa do Mundo 2014. Houve um estande com exposição da Brazuca, bola oficial que será usada na Copa. A titular da Secretaria da Copa (Secopa), Patrícia Macêdo, informou que houve a participação de 100 candidatos para um campeonato de pênaltis, tendo como premiação duas bolas da Copa.

O “Abraça Fortaleza” já foi realizado nos bairros Vila Velha (Regional I), Parque Genibaú (Regional V), Jangurussu (Regional VI), Demócrito Rocha (Regional IV) e Vicente Pinzón (Regional II).

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x