Após dois anos e seis meses, Zoológico é reaberto

 por Marcus Peixoto
A reabertura do Zoológico Sargento Prata integrou o calendário de atividades comemorativas ao Dia do Meio Ambiente ( Thiago Gadelha )

A espera foi longa e o desfecho aconteceu em grande estilo. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reabriu nesta manhã o Zoológico Sargento Prata, localizado no Passaré, durante o Dia do Meio Ambiente. O ato, que reuniu milhares de pessoas, foi marcado pela emoção de meninas e meninos, que pela primeira vez passaram a conhecer animais da fauna regional e espécies  de outras regiões do País. A reabertura do Zoológico acontece após a liberação da Licença Ambiental concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semace), que foi encaminhada ao Ibama com a lista de benfeitorias e readequações nas instalações e equipamentos do Zoológico.

A reabertura, após dois anos e seis meses de interdição por conta de licenciamento e problemas de estrutura,  aconteceu por volta das 11 horas. Uma grande multidão aguardava do lado de fora do portão o momento em que as alamedas do Sargento Prata voltariam a ser percorridas pelos visitantes. A diferença dessa vez foi a requalificação implementada na área que contou com novos ambientes para os animais, ampliação do paisagismo, áreas de lazer e a implantação do Sistema de Segurança Interna, com câmeras distribuídas estrategicamente de modo a garantir a segurança do local.

 Durante a reabertura, Roberto Cláudio destacou a importância do equipamento para o lazer do fortalezense e lembrou que os motivos que levaram a suspensão das atividades decorriam de problemas que se acumulavam de administrações passadas. “O importante é que, com muita alegria, estamos devolvendo esse equipamento para a cidade reformado e revitalizado”, afirmou o prefeito.

O novo espaço de lazer foi comemorado pela estudante Alícia Arruda, de 11 anos. Ela não escondeu o deslumbramento ao ver pela primeira vez animais que ela considera de grande beleza, como as araras azuis e o tucano. “A gente tem vontade de tocar e levar para casa, mas aqui eles deverão ser bem cuidados”, disse a menina.

A reabertura do Zoológico Sargento Prata integrou o calendário de atividades comemorativas ao Dia do Meio Ambiente e marca também o lançamento oficial da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), órgão criado a partir da transformação da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização em Autarquia. Na agenda do dia, o prefeito Roberto Cláudio firmou convênio com a Secretaria de Justiça do Estado, que esteve representada pelo titular Hélio Leitão, para a abertura de uma turma do Projeto Plantando o Amanhã, que oferece formação básica em jardinagem para egressos do Sistema Penitenciário. 

Além disso, o gestor anunciou um programa de educação ambiental envolvendo escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa pretende desenvolver a partir de doação de até 100 mil mudas de árvores, produzidas no Horto Florestal Falconete Fialho, para o plantio em escolas e casas, com o apoio técnico da Urbfor.”Esse será o maior plantio de árvores já feito em Fortaleza”, disse o prefeito.

Localizado em uma área verde de cerca de quatro hectares, o Zoológico Municipal Sargento Prata abriga cerca de 140 animais de 40 espécies diferentes, entre aves, mamíferos e répteis, sendo a maioria da fauna brasileira. Segundo o superintendente da Urbfor, Ronaldo Rocha, é um equipamento de fundamental importância para a preservação das espécies, para a educação ambiental, pesquisa e lazer em nosso Estado. Atendendo à demanda dos visitantes, o equipamento conta com um espaço de recepção dos grupos – a sala de educação ambiental –, onde são repassadas as primeiras orientações da visita ao zoológico. Neste espaço, os visitantes também têm acesso a alguns exemplares de animais taxidermizados, cascos e ovos.

Dentre as melhorias realizadas estão a atualização do projeto arquitetônico e executivo das instalações do zoológico, com a confecção de plantas georeferenciadas, de instalações elétrica e hidrosanitárias; atualização de todos os cadastros de acervo do zoológico e documentações no sistema do Ibama-Sisfauna e Cadastro Técnico Federal; readequação do ambulatório veterinário, que foi também equipado com novos medicamentos, materiais cirúrgicos e de atendimento clínico; contratação de biólogo, médico veterinário e zootecnista, responsáveis técnicos pelo Zoológico; compra de equipamento de contenção animal, como zarabatana, puçás, ganchos de serpentes e cambão americano para jacarés.

Além disso, a Urbfor firmou convênio com o Laboratório Clínico Animal para realização de exames dos animais do Zoológico; foram reformados os setores de Nutrição dos animais, a cozinha dos funcionários, os vestiários e a Sala de Necropsia; a dieta de todos os animais foi totalmente readequada; a área de lazer onde está instalado o Parque Infantil com brinquedos também recebeu melhorias.

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x