Buracos comprometem anel viário

Batidas, trânsito lento e inevitáveis atropelamento de pedestres, com os veículos tentando se desviar de crateras na rodovia. Esse quadro envolvendo o anel viário, se acentua à altura da CE-060, já nas proximidades da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), apesar das execuções de serviços de tapa buracos.

Aliás, as operações tapa buracos até são recorrentes, mas paliativas e não resolvem por muito tempo o perigo que a precariedade da via oferece aos pedestres. Isso porque o tráfego intenso de veículos pesados facilmente desmontam os "remendos" feitos com piçarra, brita e asfalto colocado na pista.

Asfalto ruim, má conservação e as chuvas que caíram este ano são apontadas como as causas principais para a precariedade no quarto anel viário em Maracanaú. Os serviços executados de tapa buracos são considerados paliativos FOTO: JOSÉ LEOMAR


O motorista Josivan de Sousa Pereira, residente em Maracanaú, acusa a CE-060 de ter sido "abandonada" pelo poder público. Ele diz que mesmo com o fim da estação chuvosa, já se deveria ter feito uma intervenção mais efetiva e duradoura.

"Quem trafega ao longo do anel viário sabe que a buraqueira proliferou com as últimas chuvas. Mas o problema é mais grave nas proximidades da rotatória", afirmou Josivan.

Entre os que trafegam no entorno da rotatória, quer avançando pela Região Metropolitana, quer entrando em Fortaleza, há uma unanimidade de que há uma situação bastante vulnerável para os acidentes.

Lentidão

Josivan lembrou que os horários de pico são frequentes para a lentidão do tráfego, fazendo com que se quebrem compromissos por conta dos horários não atendidos. Contudo, diz que a preocupação é maior para aqueles que desconhecem "o mapa dos buracos" na rodovia e acabam amargando sérios prejuízos para os seus veículos ou para terceiros e pedestres.

Ainda esta semana o Departamento Estadual de Rodovias (DER), por meio do Departamento Operacional (DO) de Maranguape, promoveu os serviços de tapa buracos naquele trecho.

O gerente do DO, Osci Holanda, reconheceu que as ações são emergenciais, em vista da precariedade como se encontra o trecho e o perigo que se oferece ao trânsito local.

"Na verdade, o trabalho efetivo deverá ser feito pelo Governo do Estado, por meio do DER, mas não poderíamos deixar de tomar algumas medidas, em vista dos problemas gerados pelos buracos", observou Osci.

O próprio DER admite que a solução é a recuperação de todo o anel viário, que vem sendo executado pelo Governo do Estado, embora envolva trechos de rodovias federais, o que seria competência do Governo Federal, por meio do Dnit.

Convênio

No entanto, um convênio celebrado no passado, estabeleceu para o início de 2012, o início das obras do anel viário, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e do DER.

A retomada das ações, de acordo com a assessoria de imprensa, se deram, num primeiro momento, com as chamadas obras de arte, tais como pontes e viadutos. A intervenção acontece a partir da ponte sobre o rio Siqueira e do viaduto da BR-020. Num segundo momento, serão executadas obras na ponte sobre o rio Coaçu, CE-060 e CE-065.

Apesar da interrupção dos serviços, a reforma é vista como um meio que permitirá a melhoria de tráfego, principalmente para o Distrito Industrial de Maracanaú, Maranguape e Ceasa, que atualmente sofre com o congestionamento. É naquele trecho que há um intenso fluxo de veículos pesados. A duplicação é parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. A nova pista será de pavimento de concreto, mais resistente e com maior durabilidade.

Atualmente a pista possui 11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será, na verdade, triplicada. Serão 16,5 metros de um lado e 16,5 metros do outro, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos e nova sinalização na rodovia.

Extensão

32 Quilômetros compreendem o anel viário, que começa no Eusébio, segue por Itaitinga, passa por Maracanaú, Maranguape e termina em Caucaia

Mais informações:

DER

Avenida Godofredo Maciel, 2900 - Parangaba -Fortaleza
Telefone: (85) 3101.5704
www.portal.der.ce.gov.br

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

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