Carga-horária terá mais 3 horas

por Marcus Peixoto - Repórter

Enquanto o município não tiver uma rede inteira de ensino integral, já que esse serviço atende cerca de 20 mil alunos na atualidade, a Prefeitura de Fortaleza resolve adotar nas escolas de ensino fundamental o programa Novo Mais Educação, que acrescenta mais três horas na carga horária diária do estudante. A iniciativa foi lançada, ontem, pelo prefeito Roberto Claudio na Escola Municipal José Ramos Torres de Melo, no Mucuripe. A ação representará um investimento de R$ 13 milhões do governo federal.

Acompanhado da secretária de Educação do Município, Dalila Saldanha, Roberto Cláudio falou para uma plateia de alunos e servidores municipais sobre o projeto que, na sua opinião, será mais um instrumento para fortalecer o aprendizado do aluno nas disciplinas de Português e Matemática, além de que o tempo extra na escola também vai favorecer o desenvolvimento de aptidões pessoais e vocacionais e do exercício da cidadania.

O programa Novo Mais Educação é mantido pelo Governo Federal. Ao todo, 44 mil alunos de 283 escolas municipais serão beneficiados por meio da complementação da carga horária de 15 horas semanais no contraturno escolar. Os beneficiados contarão com uma refeição na própria escola.

Para o prefeito Roberto Cláudio "essa é uma maneira de ampliar a oferta de aulas nas escolas em dois turnos". Ele lembrou que essa ação abrange cerca de 66.872 matrículas, incluindo os estudantes que são atendidos pela escola em tempo integral, somando os 20 mil da escola de tempo integral em parceria com a rede Cuca e agora os 44 mil alunos do Mais Educação".

Ampliação

A secretária Dalila Saldanha, disse o programa irá colaborar para a ampliação da jornada escolar proposta pela atual gestão e possibilitará aos estudantes um melhor desempenho educacional. A prioridade é o reforço no aprendizado de Português e Matemática, mas também vamos valorizar as atividades lúdicas, que incluam música, lazer e arte", afirmou. A secretária também destacou a necessidade de firmar entre os jovens a consciência de cidadania e o respeito recíproco entre todos.

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x