Carros sucateados são expostos em via pública em Jaguaretama

Fortaleza. A cidade de Jaguaretama, localizada a 270 quilômetros da Capital, amanheceu, ontem, com 14 veículos sucateados expostos na principal avenida da sede. A ideia foi da nova prefeita Ila Pinheiro (PSD), que quis assim mostrar para a população o legado deixado pelo antecessor, o ex-prefeito Afonso Cunha Saldanha, conhecido por Bena (PMDB).

Para denunciar o sucateamento, foram expostos 14 equipamentos como ônibus, caçambas, ambulâncias, tratores e motocicletas. Os veículos estão instalados ao longo da Avenida Juarez Queiroz Olímpio, no Centro


Os veículos, consistidos por ambulâncias, de passeio, tratores e ônibus, que antes era utilizado como transporte escolar, estão espalhados ao longo da Avenida Juarez Olímpio.

Comprometimento

O sucateamento dos equipamentos, segundo Ila Pinheiro, está comprometendo, principalmente, neste início de gestão, os setores da saúde e da limpeza urbana, além de veículos de passeio que eram utilizados pelas administrações direta e indireta. Isso, para ela, consistiu até numa brusca surpresa.

Ila diz que, ao todo, o município contava com cinco ambulâncias. Destas, quatro estão imprestáveis pela falta de manutenção e uma, que funciona com um serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel também está parada por problemas mecânicos. Com isso, o principal prejuízo é para o transporte de doentes da zona rural para a sede do município ou, em casos de atendimento secundário e terciário, para Russas ou até mesmo Fortaleza. "Esses são veículos de fundamental importância para casos de complicação médica", afirmou a prefeita.

Além de carros, caminhões e ônibus, outros equipamentos expostos são caçambas e tratores, especialmente uma patrol e uma retroescavadeira. Ila observa que o abandono prejudicou a remoção dos resíduos sólidos.

Sujeira

Ela conta que estão tomadas por rampas de lixo tanto a sede quanto a zona rural. Passados os três primeiros dias do início da gestão, ainda não pôde tomar uma medida efetiva para executar os serviços de limpeza urbana da cidade.

A prefeita assegura que vai formar uma comissão para levantar a real situação do município, a fim de que possa gerar um relatório a ser enviado para o Ministério Publico e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Ela ressaltou que medidas serão tomadas no sentido de que a sua gestão não seja penalizada ou prejudicada por danos causados ao patrimônio público, antes de sua gestão. "Com essa exposição, tivemos como principal preocupação mostrar para nossa população como encontramos a Prefeitura. Isso não se dá por perseguição política, mas até que as pessoas entendam porque alguns serviços não funcionam de imediato", disse.

Para alguns habitantes, a contemplação dos veículos quebrados causa sentimentos diversos, como o da indignação. Pelo menos é essa a opinião do comerciante Bendito Jacieudes Rodrigues, proprietário do Mercadinho Areta Variedades, localizado no Centro.

Tristeza

"Nossa tristeza é maior porque isso envolve dinheiro público e percebemos uma situação de descaso para quem paga seus impostos", afirmou o comerciante. Na sua opinião, se houvesse consertos preventivos, os equipamentos não teriam chegado ao ponto que chegou, onde há até retirada de peças.

O ex-prefeito Afonso Cunha Saldanha foi procurado pela reportagem pela manhã e início de tarde, mas até o fechamento desta edição não atendeu as ligações para seu telefone celular.

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x