Começa hoje exame de sorologia da aftosa

Vinte técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) estarão mobilizados, a partir de hoje, no exame de sorologia para o diagnóstico da febre aftosa. Esta é mais uma etapa do processo para que o Ceará possa ter o reconhecimento do status de Estado livre da doença para o seu rebanho.

A coleta de sangue vai acontecer, initerruptamente, inclusive nos domingos, até o próximo dia 21. Além dos 20 técnicos da Adagri, que foram treinados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), haverá o apoio dos agentes locais da Agência, totalizando 90 pessoas.

O presidente da Adagri, Augusto Júnior, informou que neste primeiro dia serão visitadas 20 propriedades (um técnico para cada uma), e também haverá o repasse do treinamento para os agentes de apoio.

"Nós queremos capacitar toda a equipe para que no caso de ausência de algum servidor esse possa ser substituído sem prejuízo para o trabalho", disse o presidente da Adagri.

A coleta de sangue vai acontecer em 132 Municípios. Cerca de 5 mil animais selecionados para não receber a vacina contra a aftosa, terão o sangue coletado para realização do exame da febre aftosa. Esta ação é a sorologia do Mapa para saber se o Ceará está realmente livre do vírus da febre aftosa.

Duzentas e quarenta e uma propriedades foram sorteadas. Em cada uma delas, 20 animais foram escolhidos para a colheita do sangue. Durante 90 dias os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Adagri.

A seleção dos animais e das propriedades já foi feita em maio passado, com os produtores sendo informados e identificados os exemplares que serão submetidos à sorologia.

Expectativa

"Não haverá surpresa, porque todos os pecuaristas já receberam a comunicação e agora é executar na prática o que já havíamos planejado", salientou Augusto Júnior. Com a coleta do sangue, as amostras serão encaminhadas para os laboratórios credenciados pelo Mapa, identificados como Lanagro, que estão instalados nas cidades de Recife, em Pernambuco, e em Belém, no Estado do Pará.

"Este é um trabalho pioneiro e que será fundamental para a mudança de status do Ceará, classificado como de risco médio para a febre aftosa, pretende melhorar o seu padrão sanitário para livre da doença.

Para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), essa meta é aguardada com grande expectativa porque abre o leque das exportações do rebanho cearense para outros Países, aproveitando a boa estrutura portuária do Pecém.

O exame requerido pelo Mapa favorecerá para que o governo cearense possa solicitar uma nova avaliação para a sua possível inclusão no grupo de Estados livres da doença (Maranhão, Piauí, Pernambuco e o Norte do Pará que estão na fase mais avançada para o estudo soroepide-miológico), com vistas à obtenção do reconhecimento de zona livre com vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).



MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x