Curso de gestão capacita para melhorar políticas públicas

 

 

  • Formação presencial começa em junho, contemplando as cidades de Sobral e Camocim

Fortaleza. Uma cidade pode ser desenvolvida economicamente, ser preocupada com o meio ambiente e, sobretudo, oferecer o máximo de bem-estar aos seus moradores. Pode parecer, em um primeiro momento uma utopia, mas a história tem provado que ideias simples e compromisso com a administração pública podem avançar muito nesse ideal.

Qualidade de vida implica desenvolvimento sustentável, compromisso com a coletividade e acontece também com ideias simples. A Zona Norte reúne o primeiro curso de formação dos gestores

Pelo menos esse é o propósito do Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (Prodeg-M), que foi lançado na terça-feira em mais uma região. Desta vez, os gestores e servidores da região de Ibiapaba puderam conhecer a iniciativa. A solenidade ocorreu em Tianguá e abrangeu, além deste município, outros sete: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Ubajara e Viçosa do Ceará.

O lançamento ocorreu no encontro regional do Programa de Cidadania e Controle Social, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e reuniu cerca de 400 pessoas.

A diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), Lena Neiva, que coordena o curso, explica que a iniciativa é oferecer aos gestores municipais e servidores públicos conhecimentos teóricos e práticos, que tanto podem resultar no desenvolvimento regional, quanto na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Ao todo, conforme informou Lena, serão oferecidos, além de palestras, mini-cursos e outros eventos de capacitação, 26 cursos totalizando 530 horas/aula, nos seguintes eixos temáticos: Gestão e Modernização Organizacional; Planejamento, Orçamento e Finanças; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Controle Interno; Desenvolvimento Sustentável; Administrativo-financeiro; e Tecnologia da Informação e Comunicação. Além disso, serão disponibilizadas orientações na utilização de ferramentas da gestão.

Neste momento, a Escola vem visitando diversas cidades polos, a fim de conscientizar prefeitos e servidores para a importância da formação e assim agendar a inclusão dos municípios no calendário de atividades do programa de capacitação.

Zona Norte

Segundo a coordenadora, a perspectiva é que os cursos comecem a partir de junho deste ano, devendo acontecer nas cidades de Sobral e Camocim. Também, nesse primeiro momento, a formação presencial se dará numa cidade polo para onde poderá convergir os interessados das cidades vizinhas. "No momento, estamos fazendo um diagnóstico regional, por isso podemos dizer que o curso já começou", afirmou Lena. Ela disse que onde vem sendo divulgada a ideia, há uma imediata identificação do público com os objetivos do programa. Em Tianguá, a solenidade contou com a participação do presidente do TCM, Francisco Aguiar; do ouvidor geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPE/CE), Valdo Silva; da ; da diretora de apoio institucional do Instituto de Desenvolvimento das Cidades (Ideci), Lily Frota; da diretora técnica da Universidade do Parlamento (Unipace), Silvana Figueiredo; do prefeito de Tianguá, Jean Azevedo; do presidente da Câmara Municipal de Tianguá, Haroldo Aragão; do conselheiro do TCM, Manoel Beserra; e do auditor substituto de conselheiro, Manassés Pedrosa.

Aprimoramento

Na ocasião, Valdo Silva falou que tanto o Programa de Cidadania e Controle Social, quanto o Programa de Desenvolvimento da Gestão para os Municípios (Prodeg-M), são de grande importância para aprimorar o manuseio do aparato público. "Nós temos o objetivo de capacitar os agentes para gerir com qualidade os recursos públicos pois, às vezes, são cometidos pequenos erros por falta de um preparo mais apurado", explicou o ouvidor geral.

Ele acrescentou, ainda, que cada encontro regional tem demonstrado melhorias, gerando benefícios, principalmente, para o cidadão.

Lena lembrou que esta política já vem sendo desenvolvida dentro do Estado desde 2009 com a criação da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP). Agora está sendo expandida para os municípios.

Inovação

O Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (Prodeg-M) é uma ação do Governo do Estado, fruto de uma parceria entre as seguintes instituições: Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP); Secretaria das Cidades, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci); a Secretaria da Fazenda (Sefaz); o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública); Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); e Assembleia Legislativa (AL), por meio da Universidade do Parlamento (Unipace).

"É uma ação inovadora e prática porque não se pode pensar em gestão se não for para permitir uma melhoria na qualidade de vida das pessoas", disse Neila.


Melhoria
"É uma ação inovadora porque não se pode pensar em gestão se não for para a melhoria na qualidade de vida"
Lena Neiva
Diretora da EGP


Mais informações:
Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci),
Telefone (85) 3101.1187
Escola de Gestão Pública (EGP)
Telefone: (85) 3101.3801


MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER


Programa prioriza talentos individuais

Fortaleza. Aprimorar as competências e os talentos individuais, de modo que se possa chegar a um patamar de excelência na oferta do serviço público nos municípios cearenses.

Na última terça-feira, o curso foi divulgado em Tianguá, reunindo representantes de cidades da Serra da Ibiapaba. A fase inicial é de sensibilização dos gestores

Essa é a meta que o Programa de Desenvolvimento da Gestão para os Municípios (Prodeg-M) quer atingir, ao convocar todas as 184 cidades cearenses para esse novo compromisso de capacitação de gestores.

A diretora da EGP, Lena Lobo Neiva, considera o Programa como uma ação inovadora e inusitada. "Além de ser interinstitucional, já que o governo do Estado busca sempre trabalhar de forma sistêmica, é uma ação inovadora e inusitada, pois vai mais além: envolve, além de instituição de controle, instituições da esfera estadual e da união dos poderes Executivo e Legislativo, trabalhando juntos para o desenvolvimento do município", afirma Lena.

Acesso

Com isso, espera-se elevar os níveis da gestão pública municipal por meio da melhoria dos instrumentos de gestão, da formação continuada e da valorização dos servidores públicos municipais. Lena Neiva informa que o prefeito interessado em levar o Prodeg-M para o seu município deve entrar em contato com o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci), pelo telefone (85) 3101.1187.

O gestor irá assinar termo de adesão que será encaminhado e responder o questionário identificando quais cursos são mais relevantes para aquela região.

É necessário, ainda, que o prefeito sugira duas pessoas do município para fazer a interlocução com o Ideci.

Mudança

"A temática do desenvolvimento local, tendo como premissa a mudança do ambiente da gestão e dos seus gestores e técnicos, no sentido de construir uma ferramenta de gestão eficaz, vem sendo debatida e discutida pelos formuladores e avaliadores de políticas públicas", explica a cartilha divulgada nas cidades do Interior pela Escola de Gestão Pública do Estado.

Metodologia

Desse modo, a metodologia adotada consiste na capacitação de gestores e técnicos, desenvolvendo tecnologias e ferramentas avançadas de gestão.

Além disso, também conta com técnicas avançadas de gestão. A meta é dar apoio ao gerenciamento, à gestão do conhecimento, à disseminação e adoção das boas práticas de gestão, em busca da melhoria dos resultados da gestão municipal. Busca ainda promover a democratização das informações públicas, habilitando-os para o atendimento das demandas crescentes de serviços públicos de qualidade (prestação de contas e transparência).

O curso se propõe a formar gestores e servidores municipais, "oportunizando a utilização de ferramentas avançadas de gestão com a finalidade de promover a melhoria da gestão, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população cearense", destaca a cartilha.

O Prodeg-M já foi lançado nas regiões de Sobral, Camocim, Redenção e Tianguá. O próximo encontro regional ocorrerá no dia 4 de junho em Canindé, para qualificação do público-alvo.

Encontro
4 cidades já tiveram o lançamento do Prodeg-M: Sobral, Camocim, Redenção e Tianguá. O próximo encontro ocorrerá no dia 4 de junho em Canindé.

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x