Encontro de Legislativos Municipais deverá reunir até 400 participantes

 por Marcus Peixoto - Repórter
O Encontro Nacional de Legislativos Municipais acontece a partir de amanhã até sexta-feira. A iniciativa é da UVC, presidida por César Veras ( FOTO: ÉRIKA FONSECA )

Fortaleza. Começa amanhã, no Centro de Eventos do Ceará, nesta cidade, o Encontro Nacional de Legislativos Municipais. Na pauta, haverá discussões entorno do novo pacto federativo, reforma política e o uso do marketing na política.

A iniciativa é da União dos Vereadores do Ceará (UVC), que tem como presidente o vereador por Camocim, César Veras, e a expectativa é reunir até 400 participantes.

Para a UVC, o evento ocorre num momento em que há uma renovação de novas lideranças políticas nas câmaras municipais, que entendem a necessidade de se fortalecer ainda mais o poder de liderança política em cada localidade.

Para o diretor da entidade, Guto Mota, a ideia de realizar o encontro dos legislativos foi do presidente César Veras, acompanhando uma tendência de outros estados brasileiros, que buscam maneiras e mecanismos para melhor dotar de informações os vereadores municipais.

Com isso, o encontro de Fortaleza vai reunir painéis, oficinas e palestras que ofereceram mais esclarecimentos sobre a forma de legislar, que é a missão do vereador em suas cidades.

Um dos pontos importantes que permeará os debates será a eleições de 2016, quando os poderes executivos e legislativos dos municípios terão que apresentar novos programas e projetos para a sociedade, em meio a crise econômica que o país atravessa. Segundo Hugo Mota, novas posturas e condutas políticas serão importantes não apenas para fortalecer a credibilidade do vereador, mas também para se prestar melhor serviço para as populações.

Sede

Para o encontro foram convidados, dentre outras autoridades, o governador Camilo Santana. Na ocasião, deverá ser anunciada a nova sede da UVC, que passará a a funcionar num prédio doado pelo governo do Estado no bairro de Fátima.

Atualmente, a UVC atua num prédio alugado, localizado no bairro do Dionísio Torres. Com a mudança a nova diretoria da instituição espera poder reunir mais atividades em prol da categoria, que apresenta demandas importantes para o bom exercícios de suas atividades.

Dentre as atividades oferecidas, está a Escola Legislativa que já funciona na sede provisório do bairro Dionísio Torres. A expectativa é que maior número de parlamentares possam ser capacitados dentre os diversos cursos oferecidos.

Gestão

A iniciativa é também uma realização da Prática Eventos. A diretora técnica Ana Cristina Rodrigues lembra que se trata de encontro que se encontra na 13ª edição e, finalmente, chega ao Ceará, para atender demandas locais de capacitação e qualificação das lideranças.

O encontro contará ainda com a presença do presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Gonzati. São parceiros ainda a Câmara Municipal de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza Assembleia Legislativa do Estado, Governo do Estado e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Mais informações:

União dos Vereadores do Ceará (UVC)

Rua João Emídio da Silveira, Nº 80

Dionísio Torres

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x