Municípios discutirão Cidades Inteligentes

 por Marcus Peixoto - Repórter
Francisco Aguiar lembrou que, por ser ano eleitoral e ainda por se conviver com a seca, as questões econômicas são vitais para os municípios ( Foto: Natinho Rodrigues )

Fortaleza Foi lançado, ontem, no Diário do Nordeste, o Seminário Prefeitos Ceará 2016. O evento, que acontece nos dias 23 e 24 do próximo mês, no Centro de Eventos do Ceará, tem o objetivo de discutir temas ligados à gestão municipal, como o pacto federativo, captação de recursos, integração com o governo estadual, gestão de resíduos sólidos e o meio ambiente e relações entre as secretarias. Promovido pelo Diário, com a realização da Prática Eventos e a chancela do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE), o seminário chega à 4ª edição.

Durante o lançamento, que contou com a presença do presidente do TCM, Francisco Aguiar, e do diretor superintendente do Diário, Pádua Lopes, foi destacada a pauta técnica, que é oferecida, não apenas para o gestor municipal, mas para toda a equipe de trabalho administrativo. Para o presidente do TCM, trata-se de uma "ideia brilhante, criar instrumentos para os gestores, de modo a capacitá-los em novas técnicas administrativas, que resultam em melhor prestação de serviços para as comunidades".

Ele disse que o conjunto de temas a serem abordados nesta edição contempla vários aspectos de caráter técnico, como a destinação dos resíduos sólidos, mas é também uma ocasião de se debater as dificuldades vividas no País e que afetam os municípios", disse.

Qualidade

Francisco Aguiar lembrou que, não apenas por ser um ano eleitoral e ainda por se conviver com a seca, as questões econômicas são vitais para os municípios, que precisam fechar suas contas dentro dos parâmetros da legalidade e, ao mesmo tempo, devem ter qualidade na gestão.

Para Francisco Aguiar, o TCM não é apenas um órgão fiscalizador, embora seja essa sua função primordial. Ele enfatizou a questão do aparelhamento técnico que o Tribunal oferece para os gestores, que além dos formatos gratuitos de portais da transparência, também se faz presente em seminários que objetivam melhorar a qualidade das administrações municipais.

Para o diretor superintendente do Diário, Pádua Lopes, a inserção do jornal no evento é embasada na própria afirmação do presidente do TCM, de que "a nossa participação tem sido decisiva para a orientação dos prefeitos. Com isso, tem-se obtido resultados na qualificação dos administradores e, por conseguinte, da transparência".

"Nós nos sentimos obrigados à altura dos acontecimentos a continuar com esse trabalho, porque o jornalismo é também uma faceta de orientação ao público das boas práticas cívicas e educacionais", destaca o diretor.

Neste ano, o evento tem com o tema central "Cidades Inteligentes" e espera contar com a participação de cerca de 500 pessoas, entre prefeitos, secretários, empresários e gestores públicos. Segundo a organização, este é o maior encontro anual de autoridades cearenses, que deve contar com a presença de representantes dos 184 municípios.

Temas

Com o tema central, Cidades Inteligentes, serão discutidos: Eleições Municipais e a Nova Resolução; Iluminação Pública e Cidades Inteligentes; Cidade Inteligente é Cidade Ambientalmente Sustentável; Mobilidade e Inovação na Gestão Municipal; Ética na Política; Marketing Político, Comunicação, Imagem e Redes Sociais Foco na Nova Lei Eleitoral; Desafios e oportunidades na Política Econômica dos Municípios; e Linhas de financiamentos/Projetos para os municípios.

Durante o encontro, também estiveram presentes o diretor editor do Diário, Ildefonso Rodrigues; o diretor comercial, Rafael Rodrigues; a presidente da Prática, Enid Câmara; e a presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Rita Bezerra.

Mais informações:

Prefeitos Ceará 2016

Data: 23 e 24 de maio

Local: Centro de Eventos do Ceará

Informações: (85) 3433-7684

Inscrições gratuitas: praticaeventos.Com/prefeitos2016

1

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x