Pré-Carnaval reúne público estimado em 100 mil pessoas na Orla marítima, Centro e bairros

Na noite do sábado (15), o  bloco carioca Bangalafumenga alegrou os foliões no Aterro da Praia de Iracema

Em torno do palco montado no Aterrinho, houve uma concentração estimada em cerca de 50 mil pessoas (Foto: Igor de Melo)

Frevos, marchinhas, sambas enredo e a batucada. Esses sons marcaram a folia do Pré-Carnaval neste fim de semana, durante a terceira semana do Ciclo Carnavalesco 2014 da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na noite do sábado (15), o  bloco carioca Bangalafumenga optou pela mistura de ritmos para alegrar os foliões no Aterro da Praia de Iracema. Orla marítima, Centro e bairros da Cidade chegaram a concentrar mais de 100 mil foliões.

Em torno do palco montado no Aterrinho da Praia de Iracema, na noite do sábado, houve uma concentração, estimada pelo coordenador de Patrimônio Histórico e Cultura, Alênio Alencar, em cerca de 50 mil pessoas. "O pré-carnaval não é apenas na Praia de Iracema, mas é principalmente aqui", disse Alênio, salientando a ideia da Prefeitura de expandir os espaços carnavalescos da Cidade, destacando a Orla, mas se expandindo pelos bairros e o Centro. Ainda na Praia de Iracema, a folia se fez presente no entorno do tradicional Bar da Mocinha.

Como atração principal do Aterrinho, a Bangalafumenga se exibiu por volta das 23 horas, reunindo uma multidão que cantava e dançava ao som da batucada.  O grupo vindo à Fortaleza é formado por 10 músicos. O fundador Rodrigo Maranhão lembrou ser esta a quarta vez que toca na Capital. Em uma das ocasiões passadas, participou do Ceará Music.

"Nosso repertório é autoral, mas também cantamos o que todo mundo gosta". Do Nordeste, as referências foram Alceu Valença e Geraldo Azevedo. "Quando se retorna é porque se fez bem o trabalho das vezes anteriores", disse.  Antes do show do grupo carioca, os blocos Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões da Vila, Bons Amigos e Cheiro subiram ao palco do Aterrinho da Praia de Iracema, após desfile pelas ruas da Praia de Iracema.

Enquanto isso, no Centro, as marchinhas e frevos animaram um público estimado em 3 mil pessoas, pelo terceiro sábado seguido, atraídos pelo bloco Concentra Mais não Sai. No palco da Praça do Ferreira, houve a participação de foliões de diferentes faixas etárias, como crianças e idosos. A festa começou por volta das 18 horas. Após as 20 horas, a multidão era ainda maior. O diretor do Bloco, Marcus Vinicius de Oliveira, lembrou que já são 13 anos de folia na área central de Fortaleza, onde se criou uma identificação "com um Carnaval democrático".

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x