Prefeito afirma que estiagem no Ceará tomou perfil de maior desastre dos últimos tempos

Este foi o maior desastre de estiagem para o Sertão Central. Nunca como neste ano, se temeu tanto pela pecuária e pelos agricultores familiares, que formam pequenos núcleos produtivos".

A afirmação é do prefeito de Piquet Carneiro, Município localizado no Sertão Central, Expedito José do Nascimento, ao abordar, ontem, os efeitos da seca no Ceará e as medidas que vem sendo empreendidas no combate no Nordeste.

Expedito esteve presente ao segundo dia da II Marcha Municipalista do Ceará, que acontece até hoje no Centro de Negócios do Sebrae. Na sua opinião, as medidas anunciadas na noite da segunda-feira passada são importantes para diminuir as perdas, mas reconhece as incertezas que cercam o rebanho.

"O grande problema é que o pecuarista está tangendo o gado pelas rodovias, a fim de aproveitar o pasto remanescente do entorno. A questão maior é o perigo que isso representa para o tráfego, além de não ser uma medida efetiva para saciar a fome dos animais", disse.

Expedito lembrou que não se contará com a agricultura de sequeiro e isso agrava os problemas sociais do Sertão Central. Ele lembrou que manifesta confiança sobre as medidas anunciadas pelo governador Cid Gomes, especialmente com a antecipação do Seguro Safra. A meta é que as parcelas já sejam liberadas agora em maio.

Também entristecido com a precariedade da estação chuvosa de 2012, o prefeito de Iracema, Otacílio Bezerra, lembrou que a pluviometria até este mês foram pouco superiores a 200mm.

"Não houve chuva sequer para o plantio. Mas a nossa grande preocupação é água para consumo humano", afirmou Otacílio. Observou que apesar de haver promessa de que o abastecimento será garantido por carros-pipas, há que se pensar no abastecimento para o rebanho.

"Felizmente, temos uma bacia leiteira expressiva com uma produção de 50 mil litros por ano. Agora, nossa meta fica reduzida para menos da metade", ressaltou Otacílio.

O prefeito de Iracema afirma que está otimista com as decisões tomadas pela presidente Dilma, com destaque para os investimentos federais nos carros-pipas e na antecipação do Programa Água para Todos.

Apreensão

Também presidente à Marcha, o prefeito de Crateús, Carlos Felipe, disse que as medidas repassadas pelo governador acalmaram os agricultores de sua região, que prometiam ainda na manhã de ontem bloquear duas rodovias federais.

Tratavam-se das que davam acesso à Independência e a Tamboril. O ato era para protestar na demora de ações voltadas para o combate aos efeitos da seca. No entanto, em conversa por telefone ainda na parte da manhã, ele dissuadiu os manifestantes a suspender com os bloqueios.

"O que existe de fato é uma apreensão muito grande dos pecuaristas e agricultores pela falta de chuvas e, como consequência, os problemas sociais que afetam o campo e a cidade", disse Carlos Felipe.

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x