Prefeito de Fortaleza empossou 40 novos conselheiros tutelares

Ao dar posse neste domingo (10/01) aos novos conselheiros tutelares, o prefeito Roberto Cláudio destacou a importância de que os membros venham a contribruir, com sensibilidade e na cobranças de políticas públicas, para a inclusão social e garantia da redução das desigualdades. A posse aconteceu no Paço Municipal. Houve a entrega do diploma e o juramento dos novos membros. 
 
Durante a cerimônia, Roberto Cláudio chamou a atenção para o fato da legitimidade da escolha dos novos representantes, eleitos pelo voto popular. "Não há nada mais democrático, legitimador do que o voto popular", afirmou o prefeito. Com isso, ele conclamou para se juntar forças no sentido de que seja lembrado como um prefeito que se voltou para a a inclusão social. O prfeito esteve acompanhado da primeira-dama Carol Bezerra, secretários municipais, vereadores, além de outras autoridades.
 
 
Ainda na solenidade, o conselheiro Hélio Monteiro de Oliveira, eleito com o maior número de votos, considerou a solenidade como um momento sublime e muito ansiado. "Agradeço toda a sociedade pelo voto de confiança e quero renovar minha promessa de fazermos o melhor que esteja ao nosso alcance", salientou.
 
Para a presidente do Condica, Tânia Gurgel, a posse representa uma importância muito grande para Fortaleza, considerando que só havia 30 conselheiros. "O prefeito Roberto Cláudio ampliou para 40, significa que teremos 40 guardiões na defesa das violações dos Direitos das Crianças e Adolescentes e é isso que estamos ampliando o número deseis conselhos e passará a um número de oito a partir da próxima quarta-feira, garantindo uma rede de atendimento bem mais fortalecida como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente", disse.
 
"Hoje, o principal desafio é trabalhar também com a rede que trabalha a família. Muitas vezes os conflitos envolvendo as crianças e adolescentes está na família e outras vezes está na droga, enfim com todo um arcabouço de dificuldade, mas, na minha visão, a dificuldade maior é inclçusão social", afirmou.
 
 O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, vinculado à Fundação da Criança e da Família Cidadã da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), para zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A  solenidade 
 
 
No dia 4 de outubro de 2015, foi realizada a eleição unificada para conselheiro tutelar deliberada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Em Fortaleza, mais de 95 mil pessoas foram às 370 seções eleitorais nos 52 locais de votação.
 
Atuação
Os novos conselheiros tutelares serão encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA). Os Conselhos Tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e quaisquer tipos de violação de direitos contra crianças e adolescentes.

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x