Prefeito entrega 400 tablets e anuncia intercâmbio para o Canadá como premiação do Academia Enem para 2014

O anúncio foi feito neste domingo, no ginásio Paulo Sarasate, durante a aula do Academia Enem

Roberto Cláudio disse que a experiência da Academia Enem tem sucesso reconhecido (Foto: Thiago Gaspar)

O prefeito Roberto Cláudio anunciou que os 50 alunos do Academia Enem mais bem colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 irão receber bolsa de intercâmbio para passar dois meses estudando no Canadá, com tudo pago pela Prefeitura de Fortaleza. O anúncio foi feito neste domingo, no ginásio Paulo Sarasate, durante a aula do Academia Enem, programa que prepara os jovens das escolas públicas para o Exame.

Além do anúncio da premiação de 2014, foram entregues 400 tablets para os alunos que obtiveram as melhores notas na última edição do Enem. O Prefeito ressaltou que essas iniciativas têm por finalidade estimular aqueles que não apenas completaram o curso, mas se empenharam pela melhor performance. A primeira estudante a receber o tablet foi Lívia Ana de Sá, que passou em Odontologia na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Roberto Cláudio disse que a experiência da Academia Enem, que é um trabalho da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, tem sucesso reconhecido, mas que fica compartilhado entre o esforço de cada candidato e a chance que está sendo oferecida. “Vários alunos tiveram oportunidade de ingressar em universidades, públicas e particulares, graças ao seu esforço pessoal, mas graças também à oportunidade desse curso que tem favorecido muitos jovens”, disse.

Ele informou a perspectiva agora é fazer algo maior, melhor e mais bem estruturado. No ano passado, primeiro ano da gestão, foram inscritos mais de 6 mil alunos inscritos na Academia Enem. Já naquele momento a administração municipal disponibilizou um excelente quadros de professores e material didático semelhante aos utilizados pelos cursos particulares de Fortaleza.

“Não queremos que esse curso deixe a desejar a qualquer cursinho da Capital. Obviamente grande parte do sucesso dos resultados depende de como os estudantes vão aproveitar essas oportunidades. No ano passado, para servir de estímulo, nós colocamos que as 400 melhores notas do Enem nós daríamos um tablet”, afirmou o prefeito.

Nesse ano, o edital com as regras para a escolha dos estudantes que receberão as bolsas de estudo no Canadá deverá sair em 15 dias. “Que isso sirva de estímulo para que se complete curso e se tire boas notas, porque os melhores serão duplamente premiados. Certamente, que passarão na universidade e além disso terão a oportunidade de conhecer outro pais e outra cultura, aprender outra língua, abrir a visão do mundo”, ressaltou Roberto Cláudio.

De acordo com a presidente do Instituto Cuca, Lara Vieira, mais de oito mil estudantes estão matriculados neste ano. O curso é gratuito e formado por aulões que acontecem aos domingos, com aulas complementares aos sábados, conforme calendário divulgado no site: www.fortaleza.ce.gov.br/academiaenem. O ginásio Paulo Sarasate é o local das aulas, que acontecem sempre de 13h30 às 18h.

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x