Prefeitura de Fortaleza empossa 60 guardas municipais

 

A cerimônia de posse foi prestigiada por parentes, amigos e padrinhos dos formandos (Foto: Kiko Silva)

A Prefeitura de Fortaleza empossou, nesta terça-feira (31/05), os primeiros 60 candidatos aprovados para o cargo de guarda municipal. O evento, que aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, foi apresentado pela administração municipal como mais um passo importante na expansão do efetivo e na prestação de um serviço de melhor qualidade para a segurança do cidadão e do patrimônio público.

Com a presença de padrinhos e madrinhas, pais e amigos, os formandos vivenciaram uma manhã de muita emoção. A cerimônia teve início com a apresentação da novos integrantes, canto do Pavilhão e do Hino Nacional, pronunciamentos das autoridades, entrega das boinas pelos padrinhos, assinatura do ato de posse, juramento e desfile da tropa. Ao final, houve quem chorasse de entusiasmo pela meta alcançada.

Como primeira autoridade a falar, o diretor geral da Guarda Municipal, Edgar Fuques, disse que "esse era mais um momento de agradecer a Deus pela oportunidade de estar engajado num projeto de proteção à vida". Ele lembrou sua trajetória de mais de 50 anos lidando com segurança pública, sendo superintendente da Polícia Federal e secretário de Segurança do Estado, mas afirmou que não perdeu o ímpeto nessa missão.

Ao empossar os novos membros da guarda, o diretor geral enalteceu o empenho do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em não apenas aumentar o efetivo da instituição, mas de dotá-la de recursos que levassem à modernização e a melhor qualidade na prestação do serviço público.

Representando o prefeito Roberto Cláudio, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de Fortaleza, Felipe Nottingham, lembrou o maciço investimento que a gestão municipal fez na Guarda Municipal, com a aquisição de equipamentos, inclusive veículos e, especialmente, na capacitação do profissional de segurança pública da Prefeitura de Fortaleza. "Para mim, essa cerimônia é motivo de orgulho não apenas para os formandos, mas para todos que fazemos a gestão, pois estamos empenhados na organização da instituição e em oferecer maior proteção ao cidadão", disse Nottingham.

Por fim, o titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, Francisco José Veras ressaltou que, ao assumir a Pasta, pouco se sabia da Guarda Municipal. "Era uma instituição praticamente desconhecida pelos munícipes de Fortaleza, formada, então, por cerca de 1.200 homens e mulheres abnegados, que não tinham, porém, as condições mínimas necessárias e suficientes para bem cumprir uma de suas principais missões, qual seja, a de proporcionar a proteção do patrimônio público e dar segurança ao cidadão de Fortaleza.

Francisco Veras disse que o processo de evolução desenvolvido na atual administração resultou em muitas ações entre os anos de 2013 e 2015. Citou, no aspecto estrutural, os mais de R$ 20 milhões no aparelhamento e na realização desse concurso público. "Esses investimentos contribuíram para aquisição de ferramentas a fim de garantir melhorias nos serviços prestados à sociedade. O capital foi aplicado na estrutura de transporte, no aspecto tecnológico, na compra de Equipamentos de Proteção Individual e na realização do maior concurso público municipal", afirmou.

"Não por acaso, todos esses investimentos chegaram em um momento especial para as Guardas Municipais de todo o Brasil, quando da aprovação da Lei 13.022/2014, que consagra esses profissionais como agentes efetivos no cenário da segurança pública e afirma princípios mínimos para a sua atuação, como proteção dos direitos humanos fundamentais do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunicação e o uso progressivo da força", destacou.

Entre os formandos e familiares, a manhã foi plena de emoção. Para o novo guarda municipal Leite Dantas, havia uma grande satisfação por ter atingido essa meta. "Passei por um certame duro, concorrendo com milhares de candidatos e um treinamento exaustivo", contou. "No entanto, sei que tudo isso será para prestar melhor serviço para a sociedade", afirmou.

Prazos
Apesar da reserva temporal de dois anos para a homologação do concurso, o prefeito Roberto Cláudio empossou 756 guardas municipais, 18 agentes de Defesa Civil e nove agentes de Segurança Institucional em julho de 2014. Segundo Francisco Veras, o certame teve todos os seus prazos obedecidos rigorosamente pela gestão municipal. Inclusive, esse ato realizado em julho do ano passado nomeou mais da metade dos aprovados em um prazo recorde de seis meses após a realização da prova. Além desses que tomaram posse na manhã de terça-feira (31/05), o calendário prevê nomeações em agosto, outubro, e os demais, para completar os mil vagas do edital, em dezembro.

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x