Prefeitura inicia Projeto Fortalecendo Família no Vila do Mar

 

O objetivo do projeto é prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, fortalecendo os laços familiares

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, na manhã deste sábado (26/07), a primeira oficina do Projeto Fortalecendo Famílias. A ação, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, aconteceu no Vila do Mar, na Barra do Ceará.

O objetivo do projeto é prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, fortalecendo os laços familiares em comunidades em situação de risco. Segundo a assessora técnica da CPDrogas, Glaina Santos, o foco do trabalho está, especialmente, no fortalecimento das relações familiares e na promoção das habilidades das pessoas envolvidas.

Durante o primeiro encontro, os educadores sociais do Projeto Ponte Funci promoveram momentos de interação para o conhecimento do público alvo a ser trabalhado pelo projeto. A educadora social Cida Sousa disse ser essa uma etapa importante, para sentir o grupo e as sensibilidades a serem trabalhadas. Com isso, houve a divisão em dois espaços. Um somente para as crianças e o outro para os pais e responsáveis. O tema central da primeira reunião oficial foi uma reflexão sobre amor e limites.

A coordenadora do Programa Ponte de Encontro Funci, Patrícia Queiroz, explicou que a atuação da sua equipe no projeto se dá pela experiência no trato com crianças e adolescentes em áreas de risco. Atualmente, 200 crianças em situação de rua estão sendo assistidas pela Fundação. "Esse é um número variável, onde há predominância do sexo masculino e também de casos de perda de vínculos familiares”, disse.

Residente na Barra do Ceará, Cláudia de Sousa participou da reunião com duas de suas três filhas. Ela manifestou entusiasmo com a iniciativa, por acreditar que há necessidade de se buscar saídas para evitar que mais jovens sejam dependentes de drogas lícitas ou ilícitas. “A gente entende que as crianças precisam estar cada vez mais ocupadas e, assim, elas evitarão as ruas”, afirmou.

O Programa Fortalecendo Famílias foi desenvolvido pelas Nações Unidas, por meio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Inicialmente, foi utilizado na Inglaterra.

Em Fortaleza, o projeto é executado pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) e  Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH). Técnicos do Ministério da Saúde promoveram, no último mês de maio, uma capacitação com os educadores sociais e demais participantes da ação na capital cearense.

O trabalho é realizado em seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, e envolve, em cada sede, 15 famílias com crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, e seus pais ou responsáveis.

 

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x