Procon Fortaleza diz que crédito responsável é prioridade para as instituições financeiras

"O encontro foi uma oportunidade do Banco Central também demonstrar a sua preocupação com a questão do crédito. A ideia é uma ação articulada que envolva os órgãos de defesa dos consumidores e os bancos privados, visando tornar o credito mais responsável. Com isso, não levaria o consumidor à bola de neve do superendividamento e nem do consumo sem medidas."

A afirmação é do secretário do Órgão Municipal de Defesa do Consumidor de Fortaleza, João Ricardo Vieira, que participou em Brasília da Oficina Temática sobre Serviços Financeiros, ministrada por Antônio Fonseca, coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

No evento, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro, foram discutidos os aspectos constitucionais, legais e regulatórios do direito do consumidor em relação aos serviços financeiros. Contudo, João Ricardo diz que o debate é bem atual, sobretudo neste período natalino, onde as pessoas são moltivadas ao consumo, nem sempre dentro dos limites orçamentários.

Para João Ricardo, o grande mérito do evento foi a introdução do Banco Central no circuito dos debates sobre o endividamento do brasileiro, onde envolve, especialmente, os bancos privados. Ele salientou que a iniciativa foi sentida pelos gestores dos órgão de Defesa do Consumidor como positiva, no sentido de formar uma consciência no consumidor e, assim, diminuir o número de demandas decorrentes das oportunidades oferecidas pelo crédito.

Também esteve em pauta temas como: educação financeira, apresentado por Célia Bittencourt, crédito consignado, ministrado por Karén Bertoncello, a regulação dos serviços financeiros e a oferta e concessão de crédito, com vistas a pensar as ações conjuntas do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).


 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x