Radialistas debatem Copa de 2014 18.02.2014

Emissoras afiliadas e Rádio Verdes Mares se reúnem para discutir a organização do torneio promovido pela Fifa

Fortaleza. A Rádio Verdes Mares 810 AM promoveu, ontem, o segundo encontro com as suas rádios afiliadas do Interior do Estado. Na reunião, onde estiveram presentes diretores e correspondentes das emissoras, a pauta abordou a Copa do Mundo 2014 e a programação de sucesso da Verdinha, que reúne jornalismo, humor e uma vasta grade esportiva.

Ao todo, são 15 emissoras de rádios afiliadas localizadas no Interior que também usufruirão do direito de transmissão dos jogos da Copa do Mundo. A reunião, que teve à frente o diretor de programação do Sistema Verdes Mares (SVM), Edilmar Norões, foi oportunidade para informar sobre os critérios estabelecidos pelo contrato com a Fifa.

"Nós somos a única emissora do Estado credenciada para a cobertura dos jogos. Esse privilégio se estende às nossas afiliadas, com implicações de direitos e deveres", disse Edilmar Norões. Ele ressaltou que o assunto Copa do Mundo já obriga uma grande mobilização dos veículos de comunicação social, tendo o rádio um papel destacado. "Nossa intenção foi convidar as emissoras afiliadas para que juntos possamos melhor debater nossas responsabilidades", afirmou Norões.

Publicidade

No encontro, foi explicado que são vedadas a transmissão dos jogos pelos sites, inserção de peças publicitárias não oficiais durante os horários estabelecidos para os jogos e a impontualidade. Além disso, foi informado que casos de pirataria, que possam ser praticados por outras emissoras, há a obrigação de se fazer a denúncia para o corte imediato da transmissão.

A reunião aconteceu na sede do Diário do Nordeste, onde também estiverem presentes diretores e gerentes comerciais da emissora. O coordenador de esportes da Verdinha, Gomes Farias, lembrou que o encontro se fez necessário porque aconteceram muitas mudanças, desde a primeira Copa que recebeu cobertura da emissora em 1978. A principal, conforme anunciou, foi no aspecto de restringir as transmissões para os veículos das próprias localidades, vedando assim que outro Estado ou qualquer outra localidade receba sinais da emissora credenciada para os jogos.

Pesquisa

Outro momento da reunião foi para divulgar a pesquisa de opinião pública relativa ao desempenho da 810 no mercado da radiofonia em Fortaleza.

O trabalho contou com a apresentação da supervisora de pesquisas do Sistema Verdes Mares, Fátima Catunda, enfatizando que a supremacia da 810 em termos de audiência se faz notar em diferentes horários ao longo do dia.

Também fez um levantamento da audiência por sexo e por gostos particulares na programação. Um dos números apresentados por Fátima foi pertinente ao número de ouvintes: a cada 10 que escutam veículos na frequência AM, seis escutam a Verdinha. O gerente comercial Edson Ferreira destacou o alto investimento feito pelo Sistema Verdes Mares para estar presente na Copa Mundial de Futebol, que acontece no Brasil e, em particular, em Fortaleza.

O primeiro encontro com as rádios afiliadas aconteceu no dia 10 de fevereiro no SVM. Esta será a décima Copa do Mundo que a Verdinha transmite. A emissora é a única do Estado que tem os direitos de transmissão do torneio mundial.

Marcus Peixoto
Repórter

ENQUETE

Como avalia a cobertura do torneio mundial?

"O brasileiro é um apaixonado pelo futebol, daí que temos certeza numa grande audiência durante a cobertura dos jogos da Copa do Mundo. Não acredito que venha existir dificuldade para fazermos a transmissão"

Anadeis Nunes
Rádio Sul Cearense, Brejo Santo

"Nós já temos experiência de transmissão de jogos da Copa do Mundo com a Verdinha desde o ano passado. Acreditamos que será mais um ano de grande sucesso de audiência para a nossa emissora"

Adílson Pinheiro

Rádio Macambira, Ipueiras

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x