Roberto Cláudio entrega 35º posto de saúde reformado e ampliado

O equipamento beneficiará cerca de cinco mil famílias dos bairros Salinas, Guararapes e Luciano Cavalcante

O posto possui sete consultórios médicos, consultório odontológico, raio X e novos ambientes para acolhimento e reuniões (Foto: Thiago Gaspar)

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (4), o 35º posto de saúde reformado e ampliado, beneficiando os moradores do bairro Luciano Cavalcante com a unidade Benedito Arthur de Carvalho. Durante a solenidade, o prefeito reafirmou que cumprirá a promessa de gestão de concluir, até junho deste ano, a reforma e ampliação de 91 unidades de saúde e mais seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Queremos que, até 31 de junho, todos os 91 postos de Fortaleza fiquem iguais a esse, funcionando 12 horas por dia, com entrega diária de medicamentos e pronta entrega na casa do paciente”, disse Roberto Cláudio. O prefeito ainda anunciou a inauguração da terceira UPA, já na próxima semana, no Itaperi, e de mais três UPAs que estão em construção. “Com isso, atingimos o segundo compromisso de campanha de entregarmos para a população de Fortaleza, ainda neste ano, seis UPAs”, disse.

Roberto Cláudio reforçou que, no Posto de Saúde Benedito Arthur de Carvalho, assim como nas demais unidades, não há apenas o investimento em mobiliário, ambientes climatizados e outras intervenções. Segundo ele, existe, sobretudo, a preocupação em manter uma equipe de profissionais que “gostem de atender bem a população”.

A enfermeira coordenadora do posto, Keylla Souza, disse que a perspectiva, a partir da próxima segunda feira (7), é a de chegar a um número aproximado de 300 atendimentos por mês. Além da população do bairro Luciano Cavalcante, a unidade também beneficia as comunidades de Salinas e Patriolino Ribeiro (antigamente denominada de Gurarapes). Residente na Rua B do Conjunto Habitacional As Pioneiras, Lucineide Feitosa dos Santos, destacou que a principal melhoria obtida foi o funcionamento do posto de saúde por 12 horas seguidas, além do laboratório. “São benefícios que atendem, especialmente, a nossa comunidade”, afirmou.

A solenidade de entrega contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Socorro Martins, e do secretário da Regional II, Cláudio Nelson, dentre outras autoridades. A unidade possui uma área de cobertura que abrange uma população de cinco mil famílias, entre os bairros Salinas, Guararapes e Luciano Cavalcante, com três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), três pediatras e uma ginecologista.

O posto recebeu reformas em toda a parte hidráulica e elétrica, e melhorias em sua infraestrutura com a ampliação de cinco para sete consultórios médicos, novo consultório odontológico com três cadeiras de dentista, equipamento de raio X, além de novos ambientes para acolhimento e reuniões. Na Regional II, foram reformados e ampliados os postos de saúde Frei Tito, no Caça e Pesca; Miriam Porto Mota, no Dionísio Torres; e Odorico de Morais, no Castelo Encantado.

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x