Roberto Cláudio entrega Parque do Riacho Maceió requalificado para população

 

O local, no Mucuripe, recebeu o nome de Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão) em homenagem ao arquiteto e urbanista cearense (Foto: Kaio Machado)

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, fez a entrega, na noite desta sexta-feira (01/08), do Parque do Riacho Maceió requalificado. A revitalização do equipamento, que recebeu o nome de Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão), foi resultado da Operação Urbana Consorciada. O investimento de cerca de R$ 7 milhões viabilizou a recuperação do recurso hídrico e a realização de obras de drenagem.

Durante a solenidade, Roberto Cláudio lembrou que a obra foi contemplada pelo Estatuto da Cidade, que permite a junção dos interesses público e privado, “havendo, assim, a convergência para o bem da cidade. Dessa forma, a gente pode economizar dinheiro público e entregar o que tem que ser feito para a população”.

O espaço possui 22 mil metros quadrados e foi recuperado a partir da Operação Urbana Consorciada (OUC) entre o Município e a Nordeste Participação e Empreendimento (Norpar).

“Nós tínhamos aqui uma área completamente degradada. O riacho Maceió era poluído, abandonado e tomado pelo mato. Exatamente, nessa convergência do poder público e o interesse privado, nós encontramos um conjunto de empreendedores, apresentado pelo empresário do Terra Brasilis, Eduardo Pinheiro, que teve a lucidez e a coragem de investir”, afirmou o Prefeito.

Roberto Cláudio destacou ainda que essa iniciativa se estenderá a outras áreas da cidade, que também se encontram abandonadas e degradadas, e que poderão ter espaços revitalizados.

A titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, elogiou a iniciativa. “Pensar a cidade é transformar o espaço degradado em área recuperada. Pensar a cidade é também fazer parceria entre o setor público e o privado, com transformações urbanas e sociais, permitindo que toda a sociedade venha a usufruir disso".

Residente no Mucuripe, a nutricionista Ariany de Vasconcelos Sampaio disse que, apesar da aproximação com Avenida Beira-Mar, a comunidade desejava ter uma área de lazer. “Cresci aqui andando de patins no calçadão e depois não foi mais possível. Essa área atende as novas gerações”, disse.

Saiba mais
O local recebeu o nome de Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão) em homenagem ao arquiteto e urbanista cearense. A área está localizada no encontro da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe. A iniciativa também ordenou o curso do manancial e realizou o plantio de árvores adequadas no entorno. Com o convênio, a Norpar, além do investimento no Parque, realizará a manutenção do espaço por 10 anos.

As Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) estão previstas na Lei 8.503/2000 e são instrumentos para que a cidade se beneficie de parcerias entre o poder público municipal e empresas. Por meio delas, intervenções planejadas pela Prefeitura são executadas pela iniciativa privada, permitindo ações sociais nas comunidades atendidas, obras de mobilidade e a urbanização de áreas verdes e parques que passam a ser de uso de todos.

Outras duas empresas em Fortaleza já assumiram o compromisso com a cidade e aderiram à Operação. A cidade ganhará um novo Parque Público Urbano, o Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante. Nas proximidades da Lagoa do Papicu, o Grupo JCPM, responsável pelo Shopping RioMar, realizará ações sociais, a revitalização e limpeza da lagoa e obras de mobilidade urbana.

Durante a solenidade, também estiveram presentes a primeira-dama do Município, Carol Queiroz; a viúva do homenageado, Joana Darc Teixeira Lima; além de vereadores e lideranças comunitárias.

 

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x