TVs por assinatura lideram cancelamentos de serviços

Os serviços de TV por assinatura estão em primeiro lugar seguidos por cursos de informática e línguas, entre outros de pedidos de cancelamento encaminhados a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza). De janeiro a a setembro deste ano registraram-se 23 reclamações. Em 2011 o total de procedimentos foi de 30 enquanto que 2010 apenas 5 foram verificadas. O aumento continuo das suspensões é explicado pela a insatisfação dos consumidores com a qualidade do serviço prestado e maior consciência de seus direitos.


O titular do Procon Fortaleza, João Ricardo Vieira, informa que as empresas que possuem serviços regulados pelo Poder Público Federal são obrigadas a cumprir as regras estabelecidas pelo Decreto. Dentre essas empresas estão as TVs por assinatura, planos de saúde, provedores de internet e outras. “Se elas não cumprirem essas regras, poderão ser denunciadas”, afirma. Para esses casos, foi criado em 2008 o Decreto 6.523, garantindo o cumprimento de regras em benefício do consumidor.


As reclamações decorrem do não cumprimento das prestadores de serviços através dos telemarketing. As principais queixas estão na demora do atendimento, na dificuldade em cancelar os serviços e na falta de capacitação dos atendentes.

Marcus Peixoto

Bruno Prior é pintor, ambientalista e pastor protestante. Ele se envolve numa série de crimes, incluindo desde falsificação de quadros até lavagem de dinheiro. Por enganar um bispo evangélico para a construção de uma igreja no Red Light (Luz Vermelha), em Amsterdã, passa a ser alvo de uma caçada internacional. O dinheiro avaliado em milhares de euros é convertido em drogas e orgias.

Livro impresso: R$ 31,23
migre.me/6iN7x